domingo, 20 de março de 2011

Óleos essenciais

http://2.bp.blogspot.com/_3pWSkahNmRk/TMTBn07QK6I/AAAAAAAAAf4/NEVzGqw9o8s/s1600/perfume-oleos-070108.jpg 
O que são óleos essenciais ?O óleo essencial é o líquido obtido de uma planta, através de destilação ou extração química por solventes. Apesar do nome, ele nem sempre é um líquido gorduroso ou oleoso. Muito utilizado na medicina alternativa como a aromaterapia, o óleo essencial possui várias virtudes e exerce inúmeros benefícios para a saúde que nem precisam mais ser comprovados.
Óleo essencial: quais são os diferentes processos de extração ? Existem inúmeros métodos de extração dos óleos essenciais: a destilação seca, a extração pelo vapor da água, isto é, por destilação, o processo mecânico apropriado sem aquecimento, também chamado de expressão fria e a extração com solventes voláteis, tais como a água ou o álcool.
A extração por destilação: o vapor libera o óleo essencial da planta seca ou fresca. Falamos também em hidrodestilação.
A extração por expressão fria: esse processo consiste em expremer as plantas a frio sem nenhum aquecimento. Ele é geralmente utilizado para a casca e os frutos.
A extração com solventes voláteis: nesta técnica, o óleo essencial é extraído com a ajuda de solventes orgânicos voláteis.
É difícil obter uma grande quantidade de óleo essencial. Na verdade, o seu teor muitas vezes fica até muito fraco, por isso o seu preço pode ser muito caro.
Os óleos essenciais podem ser extraídos de quais partes da planta ? Os óleos essenciais podem ser extraídos de diferentes partes das plantas. A laranjeira, a lavanda ou a rosa têm o seu óleo extraído das flores. O eucalipto, o tomilho, a menta ou o pinheiro têm o óleo extraído das folhas. Mas os órgãos subterrâneos como as raízes ou os rizomas também podem fornecer os óleos essenciais, como ocorre com o vetiver e o gengibre. Os frutos e os grãos também podem fornecer o óleo, como o da erva-doce, do funcho ou da noz moscada. Já no caso do óleo da canela, de pau rosa ou sândalo, são a madeira e as cascas que constituem a matéria-prima que fornece o óleo.
Pra que servem os óleos essenciais ?O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética. A fitoterapia e a aromaterapia devem a sua fama ao uso das substâncias odorantes. Alguns óleos essenciais são muito conhecidos por suas propriedades medicinais, o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso, bastante utilizado na área dentária, o de lavanda serve como anti-séptico em aromaterapia e em algumas utilizações médicas, assim como o da árvore-do-chá.
Os óleos essenciais são também muito solicitados nas perfumarias e até mesmo na gastronomia, devido ao seu aroma e às vezes pelo sabor que podem dar aos alimentos. Não se surpreenda se observar o uso dos aromas dos óleos essenciais em chás, cafés, alguns pratos ou vinhos.
No campo da cosmética, eles servem para perfumar produtos como xampús, sabonetes, cremes entre outros, e também estão presentes em dose moderada em produtos de cuidados. Os óleos essenciais estão em todos os lugares, até mesmo em detergentes e produtos de limpeza, que recorrem às suas virtudes aromáticas e suavizantes .
Óleos essenciais: precauções que devem ser tomadasApesar de serem produtos naturais, os óleos essenciais podem ser agressivos para a pele, portanto devem ser utilizados com uma grande precaução. A aplicação do óleo essencial puro sobre a pele é proibida, assim como a aplicação nas mucosas ou no contorno dos olhos. O ideal é diluí-lo com a ajuda de algo como o óleo vegetal ou o álcool, antes de utilizá-lo. Os mais utilizados são o óleo de amêndoa doce, de semente de uva, de avelã e de girassol, contanto que de boa qualidade. Atenção, eles não são solíveis sem água!
Existem pessoas que não suportam os alérgenos que podem estar contidos em alguns óleos essenciais como o dotomilho, portanto é necessário tomar cuidado e se informar direito para evitar qualquer ação irritante ou alergizante. Você pode fazer um teste e aplicar uma gota de óleo diluído na dobra do cotovelo e esperar 24 horas, se houver irritação você deve evitar o uso do óleo. Além disso, se expôr ao sol após aplicar um óleo essencial pode trazer o aparecimento de manchas pigmentadas sobre a pele. Alguns óleos essenciais podem ser fotossensibilizantes e aumentar a penetração dos raios U.V, como é o caso dos óleos cítricos.
Os óleos essenciais não são aconselhados em grávidas, crianças com menos de 3 anos ou pessoas idosas.
É importante saber que na França, alguns óleos essenciais estão somente acessíveis em farmácias devido à sua toxicidade. É o caso do óleo essencial de absinto, de artemísia, de cedro, de hissopo, de sálvia, de catinga-de-mulata, de sassafrás, de tuia, de sabina, de mostarda-negra, de chenopodium vermífugo e de arruda. 

Referências 
http://www.criasaude.com.br/N5960/fitoterapia/oleos-essenciais.html
http://2.bp.blogspot.com/_3pWSkahNmRk/TMTBn07QK6I/AAAAAAAAAf4/NEVzGqw9o8s/s1600/perfume-oleos-070108.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário