domingo, 20 de março de 2011

Você sabia que a maior planta carnívora do mundo come fezes?

A maior planta carnívora do mundo não come o que todos pensamos: carne; e sim come o que ninguém poderia ter imaginado, fezes. A planta carnívora da montanha Bornéu possui uma espécie de boca ou jarro que tem o mesmo tamanho do corpo de um musaranho de árvore  . À primeira vista, acreditamos que a forma tem como objetivo comer o animal.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,38290517-EX,00.jpg
Agora, de acordo com um estudo que foi publicado na revista científica New Phytologist, o objetivo de tal boca é comer, mas não os musaranhos, e sim suas fezes.
O doutor Charles Clarke, especialista em plantas carnívoras do campus da Univeridade Monash na Malásia, nunca havia visto um animal preso dentro da planta, assim se perguntou se realmente esse era o objetivo do jarro: que os animais caíssem dentro dele, se afogassem no líquido que possuem e logo fossem engolidos.
Assim, Clarke e seus colegas concentraram sua atenção aos musaranhos que vivem no mesmo bosque que a Nepenthes. Os musaranhos comem o néctar que esta planta produz, mas para alcançá-lo têm que subir até a boca do jarro e colocar-se numa posição que deixa seu traseiro em cima da boca em questão.
Segundo Clarke, os musaranhos das árvores defecam como forma de marcar seu território de alimentação. Isso exige que estas plantas supostamente comedoras de carne desenvolvem uma relação de ajuda com os musaranhos das árvores.

Referências
http://planetwtf.info/2010/07/27/voce-sabia-que-a-maior-planta-do-mundo-come-fezes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário